Total de visualizações de página

imgem

imgem
imagem

sexta-feira, 15 de março de 2013



Entre a arte e a matemática existe uma fronteira tão dinâmica quanto tênue. O artista sulafricano Jonty Hurwitz está sondando as profundezas abstratas da matemática a fim de fazer surgir obras concretas que questionem o que entendemos como aquí e agora. 
Partindo de um enfoque técnico, com base em sua formação acadêmica e em sua carreira em engenharia, as esculturas realizadas tem como fonte algarítmos intermináveis. Eles dão forma a um material concreto porém de aparência abstrata. Quando colocado a frente de um cilindro metálico, seu reflexo dá forma a uma aparência concreta, desenhada com tanta perfeição quanto um cálculo matemático.
Como diz o próprio atrista, o jogo visual que se estabelece propõe uma imagem que reconhecemos como real, ainda que ela de fato não exista. Isso provaria que a realidade é uma peça abstrata.
Logo HistoryHurwitz argumenta que nossa época trouxe a oportunidade de processar algorítimos como nunca, com o auxílio dos computadores e sua capacidade acima da que tem o cérebro humano. Para ele, se as fórmulas matemáticas são exatas, então ao colocá-las frente a um objeto polido, as figuras que veremos também são exatas. E esta é apenas um das múltiplas formas que ele encontrou de intervir na realidade, brincando com o cérebro e sua maneira de entender e    compreender o que vemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário